Procurar
Potência e rendimento energetico de um automovel
CIÊNCIANALÍTICA
O automóvel é uma maquina muito ineficiente. Mesmo em condições ideais, menos de 15% da potência do combustível é aproveitada para que ele se movimente. Esse rendimento Piora ainda mais no trânsito congestionado das grandes cidades.
Vamos supor que um automóvel com velocidade constante numa estrada plana, retilínea e horizontal. Se a velocidade é constante toda a potência do combustível é inteiramente consumida (isso ocorre por que não há variação da energia cinética), mas como ela é consumida?
Avalia-se, de inicio, que 33% do combustível seja devolvido a atmosfera pelo sistema de exaustão ou descarga e 29% da energia seja dissipada em forma de calor. Sobram para acionar efetivamente o motor 38%. Dessa parcela, no entanto, 13% é perdida internamente, por atrito no próprio motor, em pistões, mancais e bombeamento de ar; a potência útil do motor é portanto de 25%, dessa potência útil, 10% é gasta por atrito no automóvel transmissão, embreagem, câmbio e rolamentos – e 3% é utilizada no bombeamento de óleo, acionamento  de freios, sistema elétrico e acessórios, como direção hidráulica e ar condicionado. resta finalmente 12%  dessa potência para vencer o atrito dos pneus com o solo e a resistência do ar, ou seja, para movimentar  de fato o automóvel.
Fonte: Warning, g. physics theacher, n 18, 1980
(*) Comentário(s)
A incrível arte de montar objetos com átomos e moléculas
Brincadeira de cientista
 
Montar objetos usando peças que você consegue ver e pegar é tão fácil que virou literalmente brincadeira de criança....
 
CONTINUE LENDO
`PEQUENOS NOTÁVEIS
Pelo simples fato  da ciência trabalhar com evidências e também por que pessoas que confian na ciência também buscam estuda-la a fundo e participar dessa grande obra infinita que é a ciência.O fato de a ciência ter a matemática como base principal também dá muito crédito a está, pois toda e qualquer hipótese é uma única possibilidade em um universo infinito de outras possibilidades,mas afinal por que uma teoria apenas sobressai as outras? a evolucão neo-darwiniana por exemplo,explica a diversidade da vida biológica na terra,existem outras teoria bastantes interessantes,o larmakcismo por exemplo é bém explicativo na minha opinião, porém as evidências apoiam mais ao neo-darwinismo o que não dá a esta teoria unanimidade, apenas a carcteriza como mais explicativa e que se encaixa melhor com as evidencias apresentadas,uma teoria que se mantem de pé por tanto  tempo com tantos avanços tecnológicos, é meio irracional considerar algo assim como  mero fruto  de nossa arrogância em não aceitar a existência de Deus? ou talvéz você homem de fé que não aceita a própria fragilidade e imperfeição, e acaba crendo em um  ser todo poderoso feito a SUA imagem e semelhança?
 
Leonardo Vaz - segunda feira - 28 de maio  de 2012
(*) Comentário(s)
Por quê confiamos tanto na ciência?
Nome
E-mail
Localidade
Limpar
Enviar
INICIO
Canal Youtube
Ciêncianalítica
Andomeiodesligado
Blogs relacionados
Humanidades
 
Free Web Hosting